Para torrar o pinhão
O pinhão é tradicionalmente torrado na chapa dos fogões a lenha, mas também pode ser cozido na panela de pressão. Eu gosto de misturar as duas técnicas. Dessa forma, é mais prático e rápido:
Use uma panela ou frigideira bem grossa, de preferência em ferro fundido. Aqueça a panela e despeje os pinhões com casca e adicione um pouco de água, o suficiente para manter os pinhões úmidos. A cada cinco minutos, vire-os. Vá adicionando água para mantê-los úmidos. O ponto de torra é fácil: cada lado do pinhão deve ter ficado com uma mancha preta devido ao calor. Quando estiverem torrados, deixe-os esfriar e corte-os ao meio com uma faca. A casca deverá ser fibrosa, mas o interior deverá estar bastante macio. Agora é só fatiá-lo para adicionar ao arroz.
Para preparar o arroz
Pique a cebola e o alho em cubinhos. Aqueça um fio de óleo numa panela e derreta 1 colher de manteiga. O óleo é importante para evitar que a manteiga aqueça demais e queime. Refogue o tempero e depois o arroz na manteiga. Adicione o pinhão e refogue mais um pouco. Despeje a água, adicione o sal e a pimenta. Tome cuidado para não salgar demais, caso a manteiga usada já tenha sal.
Decore o prato com um ramo fresco de alecrim e seja feliz!