• (14) 3662-2155

Arroz Doce Caramelado

Arroz Doce Caramelado

Para nós, o arroz doce remete à infância e parece que foi inventado por nossa mãe ou nossa avó, mas a receita é muito antiga, surgida na Ásia. O “arroz de leite” tem inúmeras variações e existem até self services onde você pode montar a sua própria tigela de arroz doce, com inúmeros temperos e confeitos!

As referências mais antigas a essa receita estão em textos budistas: eles contam que Buda era um príncipe que se cansou da vida luxuosa de seu palácio e fugiu. Viveu por anos com os ascetas praticantes de yoga numa floresta, meditando e comendo apenas o mínimo. Um dia, uma pastora o encontrou desmaiado de fome e lhe ofereceu arroz doce, preparado com leite e especiarias. Reestabelecido, ele decidiu seguir o “Caminho do Meio”, nem uma vida de excessos, como no palácio, nem de completa abstenção, como faziam os seus colegas iogues.

Esta receita é, como na antiga história budista, preparada com especiarias originárias do subcontinente indiano: canela e cardamomo. Para caprichar um pouco mais, adoçamos com caramelo!

  • 1 xícara de arroz cru
  • 1 litro de leite
  • 5 colheres de sopa de açúcar (de preferência o demerara)
  • 5 gramas de cardamomo em grãos (ou o quanto bastar de cardamomo moído)
  • 2 paus de canela

Cozinhe o arroz em duas xícaras de água, com uma colher de açúcar, sem refogar. Reserve.

Em outra panela, despeje as quatro colheres de açúcar e mexa com uma espátula sem parar. Quando perceber que está derretendo, desligue ou abaixe bem o fogo e termine de derreter. Se queimar o açúcar e ele ficar amargo, descarte e prepare outro. Despeje o leite e leve ao fogo. Adicione as especiarias e deixe aquecendo por cerca de 20 minutos, com cuidado para não levantar fervura.

Adicione o arroz cozido e mantenha no fogo baixo por mais meia hora. Deixe esfriar com a panela tampada e leve à geladeira.