• (14) 3662-2155

Babaganoush

Babaganoush

        

Se você não gosto de berinjela, sugiro experimentar essa receita. Típica dos países do Oriente Médio, é uma espécie de patê muito saboroso, que favorece a picância discreta do legume. Com muitas variações típicas de cada região, adotamos essa que ganha um sabor defumado com a casca sendo tostada e o aroma incrível do alho assado.

Essa receita é mais facilmente executada numa churrasqueira, se tornando um aperitivo interessante durante os churrascos. Mas também pode ser feita num fogão comum.

  • 4 berinjelas médias
  • ½ cabeça de alho média
  • 1 Colher de sopa de azeite
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída a gosto

 

Assando o alho

Essa é a tarefa mais demorada da receita, portanto é aconselhável que seja iniciada antes das outras. Embrulhe meia cabeça de alho em papel alumínio e leve ao forno ou direto nas brasas da churrasqueira. O ponto é quando os dentes de alho estiverem pastosos dentro da casca, então é só retirá-los da cabeça (se ainda estiverem) e espremê-los como uma bisnaga sobre o babaganoush. É simples como tirar a pasta de dente do tubo.

 

Tostando as berinjelas

Deixe-as sobre as brasas da churrasqueira e vire, quando necessário, para tostar por igual. Se estiver no seu fogão, segure-as sobre uma boca acesa. O ponto é com a casca queimada e a polpa amolecida.

 

Preparo

Descasque as berinjelas tostadas com as mãos ou tire a polpa com uma colher. Não se preocupe se caírem alguns pedacinhos da casca, eles ajudarão a dar o sabor defumado. Esprema o alho assado sobre a polpa, adicione o azeite o sal e a pimenta. Use um garfo ou uma faca para romper algumas eventuais fibras que ficarem. Coma com torradas, pão sírio ou use como molho em sanduíches.