Esta receita é fácil de fazer, barata e tem sabor e aromas incríveis. O cheiro do ossobuco sendo cozido perfuma a casa toda e aguça o paladar de todos, antes mesmo de provar a carne.
O ossobuco é um corte muito valorizado na Europa pelo seu sabor. Ele consiste numa fatia da perna do boi, com direito a um anel de osso e tutano no meio, que deixam os aromas e sabores mais complexos. No Brasil, está se tornando conhecido depois da onda da gourmetização. Entretanto, como valorizamos os cortes mais macios, o ossobuco ainda é muito barato.
Retire alguns dentes de alho da cabeça e amasse-os. Passe sal grosso sobre os dois lados das peças de ossobuco, como se faz com carne de churrasco. Passe também o alho amassado e o azeite. Pique o tomate em cubos e a cenoura e o alho poró em pedaços grandes. A cebola, deixe em fatias largas, no sentido longitudinal. Corte o restante da cabeça de alho na horizontal, tirando apenas as pontas dos dentes, tire o excesso de casca, raízes e talo, mas não descasque nem desmanche a cabeça. Ela irá assim para a panela.
Numa caçarola grande, adicione um fio de azeite (aqui, pode-se usar o óleo, que tem quase o mesmo efeito). Aqueça bastante a panela e sele as peças de ossobuco em ambos os lados. Pode ser necessário selar uma de cada vez, para que a panela fique quente o suficiente para selar as peças. Nesse caso, volte todo o ossobuco à panela e despeje água o suficiente para cobrir. Enquanto a água aquece, adicione os outros ingredientes e os temperos, incluindo um pouco mais de sal, que temperará os legumes.
Deixe cozinhar até a carne amolecer, o que pode durar de uma a duas horas. O cozimento lento favorece a troca dos sabores e aromas pelos ingredientes, de modo que eles fiquem mais apurados.
Sirva sobre porções de Arroz Milani branco bem cozido e despeje um pouco do molho, de modo que ele tinja também o arroz.