• (14) 3662-2155

Taleme Baririense

Taleme Baririense

O taleme é uma receita trazida pelos imigrantes libaneses. Em Bariri ela assumiu uma forma bastante tradicional com o passar do tempo, que você vai conhecer nesta receita. Mas se cozinha não é a sua praia, nossa cidade está de braços abertos para recebê-lo com esta e muitas outras iguarias, que você pode encontrar nas quermesses, pastelarias e supermercados locais.

PARA A MASSA:

  • 3 xícara farinha de trigo
  • 1/2 xícara fubá
  • 1/2 xícara óleo
  • 1 colher de sopa de sal
  • 30g de fermento biológico seco
  • água morna (aproximadamente 400ml)

 

Antes de mais nada, prepare o recheio e reserve. Em Bariri, o recheio é tradicionalmente de carne moída, escarola (refogadas) ou coalhada seca temperada.
Aqueça a água e reserve. A quantidade é indicada para sobrar, mas isso vai depender da umidade da farinha e do fubá utilizados.

Em uma tigela, despeje a farinha e o fubá. De preferência, peneirados. Adicione o óleo e 100ml de água. Misture com as mãos e vá adicionando mais 100ml aos poucos. Agora, é hora de dar o ponto na massa. Vá amassando e adicionando aos poucos o restante da água. Serão necessários mais 100ml, aproximadamente, para dar uma boa consistência na massa. Se ainda for necessário fazer muita força para amassá-la, adicione mais água. Quando começar a ficar grudenta, pare de por água.

Adicione o sal e vá amassando até incorporá-lo bem na massa. Com ele, a consistência da massa deve melhorar. Se ela ainda não estiver lembrando massa de modelar infantil, espere cerca de meia hora para a massa descansar. Se ainda assim a consistência não estiver boa, adicione farinha aos poucos.

Corte a massa com uma faca em pequenos pedaços, o suficiente para fazer bolinhas do tamanho de ovos. Deixe-as crescer cobertas com um pano ou plástico filme até quase dobrarem de tamanho. Abra-as com um rolo de massa ou garrafa de vidro até ficarem bem fininhas. Recheie-as e feche-as em triângulo, como uma esfirra.

Grelhe os talemes em uma chapa ou frigideira de fundo grosso.