• (14) 3662-2155

Torresmo na Panela de Pressão

Torresmo na Panela de Pressão

 

O torresmo ou pururuca é um prato típico da região Sudeste do Brasil. A carne do porco é bastante comum na culinária caipira, assim como as técnicas de preparo que permitem conservá-la por muito tempo usando a própria gordura. Pururuca também é um termo usado para descrever a característica tenra que o couro do porco adquire quando submetido a temperatura muito altas, se expandindo, formando bolhas e ficando bastante crocante.

Atualmente, o torresmo é mais consumido como aperitivo, a famosa comida de boteco, harmonizada (por que não?) com cachaça ou cerveja, que equilibram o sabor forte da gordura. Além disso, também é usado para enriquecer feijoada e outros cozidos. Na nossa região, o preparo mais tradicional é realizado, não apenas com o couro da barriga do porco, mas com cortes que incluem carne e gordura dessa parte do animal, que é como faremos nesta receita.

Não se assuste, não iremos cozinhar o torresmo na pressão! Ele é fritinho mesmo, mas usaremos a panela de pressão, que é alta, para não fazer sujeira no fogão. Vamos lá:

½ Quilo de barriga de porco
1/2 Copo de óleo
Sal a gosto

Corte a barriga de porco em pequenas tiras, salgue e deixe descansar cerca de 10 minutos. Despeje o óleo na panela, e comece a aquecê-lo em fogo médio. Adicione a barriga de porco e mexa bem para untar todos os pedaços e não correr risco de grudarem. Cubra a panela com a tampa sem encaixá-la e volte a mexer, sempre que necessário. Quando a carne contida nos pedaços estiver quase cozida, aumente o fogo ao máximo. Volte a tampa à panela (novamente sem encaixar) e mexa se necessário. Com o óleo fervente, a pele deve formar bolhas e ficar sequinha. Retire e escorra numa peneira metálica ou no papel toalha.