Receitas

Filé de Peixe Aromático

Essa receita é para os almoços de domingo ou para receber os amigos em casa. Deixa um sabor e aroma fortes que impressionam até quem acha os pratos à base de peixe sem graça. E o melhor: é temperado na hora de ir para o forno, não sendo necessário preparar no dia anterior.

Ingredientes

  • 1 peixe inteiro limpo
  • 1 cabeça grande de alho
  • 2 colheres de sopa de pimenta do reino em grãos
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 5 colheres de sopa de sal grosso
  • 1 xícara de cebolinha picada

Modo de preparo

O primeiro passo é acender o forno para que ele vá esquentando. Depois disso, fazemos vários cortes paralelos no couro do peixe para que ele absorva melhor o tempero.

 

Agora vamos preparar os temperos. Um deles servirá para rechear o peixe e outro para cobrir:

 

1) Misture a cebolinha e 1 colher de sopa de sal e use para rechear o peixe.

 

2) Para o tempero que irá por fora do peixe, a pimenta do reino deve ser apenas quebrada, isso dará o aroma especial para a receita e não deixará o peixe tão picante. Para quebrar os grãos de pimenta, pode ser usado um pilão ou uma faca de cozinha (explicaremos como adiante).

 

Descasque os dentes de alho, esprema-os. Misture ao alho o azeite de oliva, a pimenta quebrada e o sal grosso restante. Cubra o peixe com essa mistura dos dois lados. Coloque-o na assadeira e leve ao forno imediatamente.

Pronto. Aproveite enquanto o peixe assa e prepare aquela panela de Arroz Milani para acompanhar!

Dicas do Milani

Para quebrar a pimenta com uma faca de cozinha, coloque os grãos sobre uma superfície plana e firme. Segure a faca com a lâmina deitada, usando as duas mãos: uma segura no cabo e a outra se apoia sobre a lâmina. Pressione a faca até sentir que os grãos quebraram.

 

Se o peixe for muito grande ou muito pequeno, é preciso adequar a quantidade de sal.

 

É importante não deixar os temperos ou o peixe temperado descansando por muito tempo antes de ir ao forno. Isso faz com que os cristais de sal derretam e a receita pode ficar salgada de mais.

 

O sabor forte da receita combina com cervejas encorpadas e vinhos secos.