Dicas

Hortinha de temperos

Que tal ter temperos sempre fresquinhos e na quantidade certa na sua cozinha? A gente sempre dá a dica de usar ervas frescas nas receitas, já que são muito mais saborosas e aromáticas. O problema é que nem sempre as encontramos no supermercado, além de não durarem tanto tempo na geladeira.

Por isso, manter alguns pezinhos de temperos em casa pode ser muito prático. Eles dão pouco trabalho para cuidar e temos sempre a quantidade certa à disposição. Mas, para dar certo, é preciso ter alguns cuidados:

 

• Hortaliças e ervas para tempero normalmente precisam de bastante sol. Embora seja comum ver dicas de decoração com temperos em vasinhos dentro da cozinha, isso raramente dá certo. Escolha um local que pegue sol por algumas horas ao dia, de preferência o sol da manhã. Pode ser um parapeito de janela ou um espacinho no quintal.

 

• Quanto mais terra melhor. Vasinhos pequenos podem ser charmosos, mas restringem o crescimento da planta e retém menos a umidade. Prefira vasos maiores. Se puder plantar direto na terra, melhor!

• As plantas têm ciclos. Se alguma morrer sem explicação, pode não ser culpa sua. O manjericão, por exemplo, vive por um tempo, depois se enfraquece e morre. No entanto, nesse período, produz muitas sementes que se tornam novos pés.

 

• A poda é amiga das plantas. Podar e replantar, de vez em quando, é importante para mantê-las saudáveis e evitar doenças.

 

• Plantas vivem melhor juntas. Várias plantas próximas, de espécies diferentes, interagem equilibrando as pragas e ajudando a estabilizar a temperatura e a umidade. Mesmo que estejam em vasos diferentes.