Pique uma cebola em rodelas e corte o topo de uma cabeça de alho sem desmanchá-lo. Em seguida, aqueça um pouco de óleo numa panela de pressão e vá dourando as fatias de ossobuco, uma ou duas por vez. Elas continuarão cruas por dentro, mas douradas por fora. Quando terminar a última, despeje o vinho ou cerveja na panela bem quente para retirar resíduos de carne que ficaram grudados (deglacé). Deixe o líquido ferver um pouco na panela e reserve-o junto da carne. Doure a cebola, adicione o tomate e refogue.
Retorne as fatias de ossobuco, adicione o alho, o vinho ou cerveja e cubra com água. Adicione o sal, a pimenta, a cenoura, o milho e as folhas. Tampe a panela e, depois que pegar pressão, cozinhe por um período de 40 minutos a 1 hora. Se possível, realize essa etapa no dia anterior ao preparo do arroz para que o sabor fique mais apurado.
Abra a panela e deixe fervendo para reduzir o caldo. Pique ½ cabeça de alho e ½ cebola em cubinhos e refogue. Adicione o arroz e um pouco do caldo do ossobuco. Mexa bem, por cerca de dois minutos. Cubra com mais caldo e deixe cozinhar em fogo baixo.
Enquanto isso, retire o ossobuco da panela de pressão. Ele deverá estar desmanchando, termine de desfiá-lo. Adicione na panela do arroz e mexa mais um pouco. Se desejar, adicione também os legumes que foram cozidos com a carne. Vá adicionando o caldo até que o arroz esteja macio. Desligue o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe descansar por alguns minutos.