Esse é um tipo de receita muito comum na Ásia, com inúmeras variações regionais. Mais que isso, o arroz frito é um modo de cozinhar que permite inventar a todo momento e, é claro, reaproveitar aquela comida que está na geladeira. É muito comum que ele leve ovo frito e alguma proteína, como camarões ou carne de porco frita.
Nós já apresentamos uma receita que emprega essa técnica, o Arroz Chop Suey. E hoje veremos mais uma sugestão de preparo.
Aqueça o óleo numa panela grande e de fundo grosso. Pode ser uma grande frigideira, tacho ou mesmo o tradicional wok. Coloque óleo um pouco mais do que o suficiente para cobrir o fundo da panela. Refogue a cebola até ficar transparente. Adicione a cenoura, e refogue até murchar (se a panela tiver tampa, use-a nesse momento).
Deixe o fogo bem alto. Adicione o brócolis, e refogue rapidamente com um pouco de shoyu. Adicione o arroz e a pimenta. Vá refogando e adicionando shoyu até o arroz adquirir a cor do molho. Adicione a pimenta e mexa mais um pouco.
Desligue o fogo, adicione o cheiro verde e mexa mais um pouco. Se quiser, reserve um pouco da cebolinha para decorar os pratos, jogando-as por cima.