A comida mexicana é mais conhecida pela pimenta e pelos pratos à base de feijão, para não falar no famosíssimo guacamole, feito de abacate. Mas o arroz também é um elemento importante nas cozinhas desse país latino, surgindo como recheio ou acompanhado de uma guarnição, como aqui no Brasil.
Essa receita emprega os principais elementos da forma mexicana de preparar o arroz, mas ela varia bastante ao logo do país, incluindo vegetais, carne ou frutos do mar, além de outros temperos.
Escolha uma panela grande, pois será preciso mexer bastante o arroz. Bata os tomates inteiros no liquidificador e reserve.Cubra o fundo da panela com uma camada fina de óleo e aqueça. Despeje o arroz e frite-o por bastante tempo, até ficar com vários grãos amarelo-escuro e com cheiro característico, representando que está torrando (sem, é claro, queimar). Nesse processo, mexa o arroz em intervalos curtos de tempo para fritar por igual.
Ao perceber que o arroz atingiu o ponto, adicione o alho e os tomates picados e mexa até que os pedaços se desmanchem um pouco. Depois, despeje o suco dos tomates batidos até cobrir todo o arroz, adicione o sal, o coentro, o caldo de frango a páprica e o pimentão e deixe ferver.
Enquanto isso, pique a pimenta e adicione. Complete sempre com os tomates batidos até o arroz ficar com macio, como estamos acostumados. Se não for suficiente, adicione água o necessário.