Embora um pouco demorada, essa receita é simples e traz resultados surpreendentes. O sabor desse caldo de frango não tem nada a ver com aquele que compramos em tabletes: é muito melhor!
Além disso, é infinitamente mais saudável, já que não tem quantidades absurdas de sódio nem outros produtos químicos. O cozimento lento da carne e dos ossos do frango transfere para o caldo o sabor “umami”, que, nos caldos industrializados, é obtido com o glutamato monossódico.
Corte no sentido longitudinal (de comprido) o alho poró e a cenoura. A cabeça de alho, corte na horizontal. Ela será cozida assim mesmo, por isso tire o excesso de casca seca e raízes. Separe a coxa da sobrecoxa e corte em mais pedaços, se achar necessário.
Numa panela com tamanho suficiente, aqueça o óleo e refogue o frango até dourar por fora. Despeje a água até cobrir frango e adicione os outros ingredientes. O louro e o alecrim podem ser adicionados mais ao final do cozimento para que o caldo não perca tanto o aroma. O sal também pode ser adicionado um pouco mais tarde, se você não estiver seguro da quantidade necessária. Adicione aos poucos e vá experimentando. Não deixe-o muito salgado porque a água irá evaporar e o sal ficará concentrado.
Cozinhe em fogo bem baixo por cerca de duas horas. Se a água começar a secar muito rápido, complete-a para manter os ingredientes submersos, mas lembre-se de que, ao final do cozimento, ela deve ter reduzido a mais ou menos a metade do volume inicial.
Terminado o cozimento, coe o caldo e guarde em um recipiente tampado. Ele dura pelo menos uma semana na geladeira, mas também pode ser congelado em pequenos recipientes, na quantidade necessária para cada receita. O frango e os legumes podem ser comidos e ficam deliciosos!