Para a maioria de nós, a famosa “carne de panela”, “carne com batata” (ou “picadão”, para os paulistanos) tem sabor de infância. Uma receita tão tradicional nas nossas casas e – por que não? – nas merendas das escolas não poderia deixar de ganhar uma versão nossa.
Simples de preparar, muito saborosa e que, claro, fica uma delícia com um arroz quentinho.


Ingredientes
- ½ kg de músculo picado
- 300g de batata em pedaços
- 2 tomates picados grosseiramente
- 1 cebola média
- ½ cabeça de alho média
- Um ramo de alecrim
- Sal à gosto
- Pimenta do reino à gosto
Modo de preparo
Corte a cebola ao meio e tire a casca. Esmague os dentes de alho e retire a casca. Aqueça um fio de óleo numa panela de pressão e refogue brevemente a carne. Durante o processo, adicione os dentes de alho para dourar um pouco. O objetivo aqui é apenas dourar e selar esses ingredientes.
Adicione água, o suficiente para cobrir. Adicione a cebola e um pouco de sal e pimenta. Um detalhe é que a cebola não precisa ser picada, porque ela e o alho vão derreter durante o cozimento. Tampe a panela e deixe pegar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe na pressão por 10 ou 15 min.
Deixe sair a pressão, e adicione o resto dos ingredientes. Coloque mais água até cobrir. Adicione mais sal e pimenta, experimentando o caldo para ter certeza. O ideal é que fique um pouquinho salgado, porque as batatas absorvem muito sal.
Tampe, deixe pegar pressão novamente e cozinhe por mais cerca de 20 min. Os tempos de cozimento variam de acordo com os ingredientes e com a panela.
Depois que estiver pronto, você pode cozinhar mais um pouco em fogo baixo para reduzir, ou seja, deixar o caldo mais concentrado e com o sabor mais apurado.
Sirva com um arroz quentinho, preparado durante o cozimento e curta a nostalgia da infância!