Receitas

Ossobuco Caipira

Esta receita é fácil de fazer, barata e tem sabor e aromas incríveis. O cheiro do ossobuco sendo cozido perfuma a casa toda e aguça o paladar de todos, antes mesmo de provar a carne.

 

O ossobuco é um corte muito valorizado na Europa pelo seu sabor. Ele consiste numa fatia da perna do boi, com direito a um anel de osso e tutano no meio, que deixam os aromas e sabores mais complexos. No Brasil, está se tornando conhecido depois da onda da gourmetização. Entretanto, como valorizamos os cortes mais macios, o ossobuco ainda é muito barato.

Ingredientes

  • 4 peças de ossobuco
  • 2 cenouras grandes
  • 1 talo de alho poró (opcional)
  • 1 cabeça de alho
  • 1 cebola grande
  • 2 tomates
  • Ervas aromáticas, como alecrim, louro e sálvia (opcional)
  • Sal grosso
  • Pimenta do reino
  • Azeite de oliva

Modo de preparo

Retire alguns dentes de alho da cabeça e amasse-os. Passe sal grosso sobre os dois lados das peças de ossobuco, como se faz com carne de churrasco. Passe também o alho amassado e o azeite. Pique o tomate em cubos e a cenoura e o alho poró em pedaços grandes. A cebola, deixe em fatias largas, no sentido longitudinal. Corte o restante da cabeça de alho na horizontal, tirando apenas as pontas dos dentes, tire o excesso de casca, raízes e talo, mas não descasque nem desmanche a cabeça. Ela irá assim para a panela.

 

Numa caçarola grande, adicione um fio de azeite (aqui, pode-se usar o óleo, que tem quase o mesmo efeito). Aqueça bastante a panela e sele as peças de ossobuco em ambos os lados. Pode ser necessário selar uma de cada vez, para que a panela fique quente o suficiente para selar as peças. Nesse caso, volte todo o ossobuco à panela e despeje água o suficiente para cobrir. Enquanto a água aquece, adicione os outros ingredientes e os temperos, incluindo um pouco mais de sal, que temperará os legumes.

 

Deixe cozinhar até a carne amolecer, o que pode durar de uma a duas horas. O cozimento lento favorece a troca dos sabores e aromas pelos ingredientes, de modo que eles fiquem mais apurados.

 

Sirva sobre porções de Arroz Milani branco bem cozido e despeje um pouco do molho, de modo que ele tinja também o arroz.

Dicas do Milani

Esta receita também pode ser feita na panela de pressão. Nesse caso, apenas substitua a caçarola pela panela de pressão. Depois que a carne estiver mole, deixe cozinhar mais cerca de meia hora sem pressão para que os ingredientes soltem melhor seus sabores.

 

As peças de ossobuco tem formato de disco. Ao seu redor, há uma fina película formando uma espécie de anel, como uma pele de linguiça cortada em rodelas. Corte essa película em três pontos em cada peça, pois quando começar o cozimento, a película encolherá. Se não estiver cortada, ela deforma a peça.

 

Guarde o caldo restante do cozimento em um recipiente fechado na geladeira. Ele serve como caldo de carne em outras receitas. Você também pode preparar um molho com creme de leite e parte do caldo e adicionar ao prato, na hora de servir.

 

Pode não parecer, numa primeira leitura, mas essa é uma receita simples de ser feita. Para encaixá-la no meu dia-a-dia, gosto de cozinhá-la à noite e aquecê-la para o almoço no dia seguinte. O tempo de descanso apura os sabores e a cozinha se mantém perfumada o tempo todo.